O que é ZMA

Por Dr. Luciano de Castro

O ZMA é uma mistura de dois minerais, Zinco e Magnésio, e uma vitamina, a B6.

Por causa da eficácia documentada por alguns laboratórios no aumento dos níveis de testosterona é utilizado por muitos atletas como uma alternativa segura e natural ao uso de pró-hormônios e hormônios.

ZINCO

 O zinco é particularmente mais importante no ponto de vista de quem pratica a musculação pelo seu papel na produção de testosterona.

O “poder afrodisíaco” da ostra vem do fato de elas serem ricas em zinco.

O paciente que apresenta baixos níveis de zinco – um mineral difícil de ser obtido na alimentação habitual, pode ter sua produção de testosterona comprometida.

E duas substâncias que diminuem muito as concentrações de zinco no corpo são o álcool e a nicotina. Portanto mais um motivo para cortar esses maus hábitos da sua vida.

LEIA MAIS SOBRE O ZINCO, CLIQUE AQUI.

MAGNÉSIO

 O magnésio está envolvido na absorção da insulina, na transmissão dos impulsos nervosos e produção de energia (um dos fatores que influencia as enzimas que convertem o ATP em ADP com a consequente emissão de energia).

E a nível mais concreto as funções específicas do magnésio em esportistas são sua atuação no processo de contração muscular e na manutenção da estrutura óssea.

OSTRA-AFRODISIACA

VITAMINA B6

 ZMA é adicionado de vitamina B6, que atua na absorção do zinco e do magnésio e está diretamente envolvida no metabolismo dos aminoácidos.

Esta vitamina também tem efeito anticatabólico por estar envolvida nas reações que favorecem a quebra do glicogênio muscular, para uso da glicose como fonte de energia, poupando o uso de aminoácidos para esse fim.

LEIA MAIS SOBRE A VITAMINA B6, CLIQUE AQUI

BENEFÍCIOS DO ZMA

Aumento da produção de testosterona.

Melhora do relaxamento muscular durante o sono, o que pode ajudar no processo de recuperação do tecido muscular no pós-treino.

QUANDO TOMAR ZMA

 Trinta minutos antes dos treinos e novamente 30 minutos antes de dormir, de preferência de estômago vazio.

Não use o ZMA em conjunto ou imediatamente antes ou depois de consumir alimentos e suplementos contendo alta concentração de cálcio (ex: leite, iogurte, etc.) porque o cálcio pode reduzir a absorção dos nutrientes no ZMA.

Então todo mundo deve consumir ZMA ?? Honestamente eu não recomendaria de rotina, exceto em casos comprovados de diminuição desses mineirais (exame de sangue).

É um suplemento caro, e até agora não foram publicados formalmente estudos que tenham comprovado que esta combinação realmente funcione resultando em ganhos práticos, embora se ouça relatos positivos de quem usa.

 

CRÉDITOS

Esse artigo foi escrito pelo Dr. Luciano de Castro e foi aqui reproduzido com a devida permissão do mesmo. Convido você a conhecer a sua página no facebook, CLICANDO AQUI.


CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Deixe sua opinião