O que é glutamina

Por Dr. Luciano de Castro

Respondendo de maneira direta: Glutamina é bom? Sim. Entenda porquê.

A GLUTAMINA

 A glutamina é necessária a inúmeras funções no corpo humano, incluindo o fortalecimento da musculatura e do sistema imune.

É classificada como um aminoácido condicionalmente essencial – isto significa que o corpo o fabrica, mas que precisa da suplementação durante circunstâncias onde

Há um aumento do seu consumo, como nos casos de stress causado pelo exercício prolongado, cirurgias ou doenças infecciosas.

A glutamina é especialmente importante para adultos que objetivam preservar tecido muscular. É o aminoácido mais abundante no corpo, e está presente em grande parte nos músculos.

MANUTENÇÃO DA MASSA MUSCULAR

 Um estudo mostrou que a suplementação com glutamina em indivíduos submetidos a cirurgias de grande porte evitou o declínio dos níveis de glutamina muscular e na síntese de massa muscular que ocorre normalmente após este procedimento: A glutamina pode prevenir a perda de tecido muscular durante a recuperação de cirurgias e possui implicações importantes para todos aqueles que procuram preservar sua massa muscular.

Um dos motivos pelo qual a glutamina melhora a manutenção da musculatura é o estímulo a secreção do hormônio de crescimento. Quanto maior os níveis do hormônio de crescimento, maior é a construção e o reparo dos tecidos; com isso os cientistas nutricionais testam vários nutrientes para naturalmente estimular os níveis do hormônio de crescimento.

Em um estudo, os pesquisadores administraram 2 gramas de glutamina dissolvida em uma bebida a nove adultos saudáveis. Oito deles responderam a ingestão oral de glutamina com um aumento 4 vezes maior na produção deste hormônio. Esses resultados mostram que os atletas e a população idosa ativa podem usar a glutamina para aumentar os níveis de GH.

GLUTAMINA-MANUTENCAO-MUSCULAR

BENEFÍCIOS DA GLUTAMINA

 A glutamina pode garantir importantes benefícios para indivíduos que participam de programas de treinamento. Evidências mostram que a glutamina pode ajudar a reabastecer os estoques de glicogênio muscular depois do exercício intenso.

O glicogênio serve como uma fonte prontamente disponível de combustível para a ação muscular, e como muitos atletas sabem, otimizar os níveis de glicogênio é fundamental para uma bom rendimento no exercício.

Em um estudo, os pesquisadores administraram glutamina a voluntários saudáveis que tinham completado 90 minutos de exercício intenso. Esta atividade vigorosa esgota os estoques de glicogênio muscular.

A suplementação com glutamina aumentou os níveis de glutamina muscular e também os estoques de glicogênio muscular depois da sessão de exercícios intensos. Em adição aos seus benefícios para a saúde muscular, a glutamina é também crucial para a saúde do sistema imune, sendo especialmente importante para aqueles que se exercitam de forma vigorosa.

O exercício intenso reduz os estoques de glutamina, deixando menos quantidade disponível para um sistema imune saudável, aumentando assim a probabilidade do atleta em contrair infecções. Os pesquisadores afirmam que a suplementação com glutamina ajuda a prevenir a queda da função imune que pode acontecer nas pessoas sujeitas ao treinamento físico intenso.

Está aqui um de seus efeitos mais percebidos na prática: A diminuição de estados gripais e de infecção das vias aéreas superiores.

A glutamina assim detém importante ajuda na preservação da massa muscular estimulando níveis saudáveis de hormônio de crescimento, otimizando os estoques de glicogênio e prevenindo a imunodepressão ocasionada pelo exercício.

Estes efeitos têm importantes aplicações para os atletas e pessoas idosas que percebem que a saúde muscular é essencial para uma vida saudável e uma funcionalidade a longo prazo, mesmo com o avanço da idade.

 

CRÉDITOS

Esse artigo foi escrito pelo Dr. Luciano de Castro e foi aqui reproduzido com a devida permissão do mesmo. Convido você a conhecer a sua página no facebook, CLICANDO AQUI.


CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Deixe sua opinião