Diferentes tipos de proteína

Por Jim Stoppani, Ph.D1

Está confuso com o grande número de proteínas diferentes por aí? Whey Protein, Caseína, Proteína da Soja, Albumina, etc! Então esse artigo é para você!

As proteínas contidas nos alimentos como carne vermelha, peixe e derivados do leite são vitais, mas os suplementos também são necessários para os que praticam exercício.

O problema é que existem tantos tipos, que acabam nos confundindo. Esse artigo irá te mostrar um pouco de cada uma.

O QUE É UMA PROTEÍNA? LEIA MAIS

BARRAS DE PROTEÍNA

 As barras de proteína são muito práticas, perfeitas para aquele dia que você tem que sair correndo de casa, é só jogar uma na bolsa, ou então deixar uma caixinha no escritório.

A maioria contém proteínas, carboidratos e gorduras, formando uma pequena refeição. Por ser em estado sólido, a proteína nela contida não será absorvida tão rapidamente, por isso elas não são ideais para consumo pré ou pós-treino. Servem apenas para substituir algumas refeições, com moderação!

WHEY PROTEIN

 Quando o assunto é construção muscular, ninguém ganha do Whey. É a melhor proteína para estimular o ganho de massa magra, antes e depois dos treinos.

Os melhores whey são os Isolados e/ou Hidrolisados, pois são as formas mais puras, sendo digeridas rapidamente.

O whey protein concentrado (a grande maioria dos whey´s) também são bons, mas contém uma quantia razoável de carboidratos e gorduras. (Cuidado, leia o rótulo do seu whey, desconfie. Tem empresas vendendo Whey com mais carboidrato que proteína!).

CASEÍNA

 O whey é famoso por sua rápida absorção, mas tem horas que é melhor uma absorção mais lenta, aí entra a Caseína.

A Caseína é ideal antes de dormir, pois a não ser que seja um sonâmbulo, ficamos sem comer um bom tempo enquanto dormimos, e isso inicia o processo catabólico. A caseína impede esse processo, liberando proteína no seu sangue durante horas.

Prefira um suplemento que contenha a Caseína Micelar, que é a de absorção mais lentab (fórmulas contendo “caseinatos” também são boas).

caseina

PROTEÍNA DO LEITE

 A proteína contida no leite é composta por aproximadamente 80% de caseína e 20% de whey, então sua absorção é relativamente lenta.

PROTEÍNA DA CLARA DO OVO (ALBUMINA)

 Antes do whey ser descoberto, essa era a mais famosa.  É uma proteína de qualidade, e em termos de absorção é mais lenta que o whey e mais rápida que a caseína.

Não é muito recomendada para pré ou pós-treino, mas no café da manhã ou durante o dia pode ser muito útil, para manter seu “estoque de proteína” cheio.

PROTEÍNA DA CARNE

 O suplemento de proteína da carne, ironicamente, vem em sabores de fruta. Vêm da carne vermelha que teve quase toda sua gordura retirada. É absorvida rapidamente, e uma ótima alternativa para os alérgicos á lactose.

CARNIVOR

PROTEÍNA DA SOJA

 Essa proteína é conhecida por sua habilidade de elevar o nível de Óxido Nítrico, aumentar a liberação do hormônio do crescimento e ajudar na recuperação dos músculos, treino pós treino.  Sua absorção não é rápida nem lenta.

E sobre os rumores do efeito da proteína da soja nos hormônios, os últimos resultados de pesquisas mostram que ela não diminui a testosterona e nem aumenta o estrogênio em homens.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião