Chá Verde – Guia Definitivo

Esse é o seu guia definitivo que contém tudo sobre o chá verde. Quais os benefícios? Como tomar? O que são as catequinas? E muito mais!

CATEQUINAS

 As catequinas são uma categoria de polifenóis. No chá verde, as catequinas estão presentes em grandes quantidades, mais especificamente a epicatequina (EC), epigalocatequina (EGC), epicatequina galato (ECG) e epigalocatequina galato (EGCG).

A EGCG é a mais poderosa, com atividade antioxidante aproximadamente 25 a 100 vezes mais potente do que as vitaminas C e E!

CHÁ VERDE É ANTIOXIDANTE

 Só para relembrar, a oxidação, causada pelos radicais livre, é a responsável pelo envelhecimento, câncer, doenças cardiovasculares, artrite, etc. Os chamados antioxidantes combatem tal fato.

Uma xícara de chá verde pode fornecer de 10 a 14mg de polifenóis, e tem atividade antioxidante maior que uma porção de brócolis, espinafre, cenoura ou morangos.

Por isso, uma xícara de chá verde após o treino pode ser muito benéfico.

PARA LER MAIS SOBRE ANTIOXIDANTES – CLIQUE AQUI

CHÁ VERDE E A DIABETES

 O chá verde pode reduzir o risco de diabetes em 30%, como mostrado em um estudo japonês.

CHÁ VERDE PARA CONCENTRAR

 O chá verde possui menos cafeína do que o café, porém, possui um tipo especial de aminoácido, chamado L-Teanina, que ajuda no relaxamento e concentração.

É por essa razão que você sente aquela sensação de bem estar e concentração após tomar chá verde.

CHÁ VERDE EMAGRECE

 Pesquisas mostraram que suplementar com chá verde pode acelerar a sua taxa metabólico basal (o quanto de calorias que queimamos em repouso). Para ter esse efeito, é necessário cerca de 3 copos por dia.

Além disso, o American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo que mostrava um aumento de 25% da queima de gordura durante o exercício, nos indivíduos que beberam chá verde antes do treino.

Ou seja, o chá verde aumenta a queima de calorias, tanto em repouso, quanto em exercício.

CHA-VERDE-EMAGRECE

CHÁ PRETO, OOLONG E CHÁ VERDE

 Todos esses tipos de chá vêm da mesma planta, a Camellia Sinensis. O que determina a sua cor é a forma de como o chá é preparado.

Após a planta ser colhida, é fermentada, e em seguida aquecida para parar o processo de fermentação.

A fermentação que é responsável pela cafeína presente no chá. Quanto mais longo for esse processo, mais cafeína o chá vai ter, porém, a destruição de nutrientes benéficos para a saúde será maior.

Por isso o chá verde possui pouca cafeína, mas faz muito bem à saúde.

QUALIDADE DO CHÁ

 Infelizmente há muito chá de má qualidade sendo vendido. Caso você prefira preparar o chá ao invés de tomar em forma de cápsulas, dê preferência para as folhas inteiras.

REDUZ O COLESTEROL

 Um estudo realizado em 2011 pelo American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o uso de chá verde reduz significativamente o LDL, chamado mal colesterol.

PREVINE O CÂNCER

 O chá verde tem se mostrado efetivo na prevenção do câncer de estômago, intestino delgado, pâncreas e cólon.

VITAMINAS E MINERAIS

 O chá verde possui as seguintes vitaminas e minerais:

COMO TOMAR CHÁ VERDE

 É difícil falar um número, como X gramas ou X cápsulas, pois vai depender da concentração de cada chá. Por isso, siga a recomendação do rótulo do seu produto.

Uma recomendação é tomar após o café da manhã, depois do almoço, e antes de treinar. Evite tomar a noite, pois a cafeína pode atrapalhar o sono.

CHÁ VERDE EM CÁPSULA

 O chá verde pode ser encontrado em cápsulas. É uma ótima alternativa para aqueles que precisam de praticidade e não gostam do gosto forte que ele tem.

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

 Para resumir, o chá verde apresenta os seguintes benefícios:

beneficios-cha-verde

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião