Cafeína na Musculação

90% dos brasileiros consomem cafeína, todos os dias. Dois terços dessa quantidade vem no café da manhã, e o restante em refrigerantes, chás, energéticos, suplementos, e o chocolate.

Usada de maneira correta, a cafeína promove um saudável estímulo no seu corpo e no seu cérebo.

Nessa matéria vamos falar sobre a relação da cafeína e da musculação. Confira!

CAFEÍNA ANTES DO TREINO 

A cafeína antes do treino pode aumentar sua resistência, o que significa mais ânimo e uma forcinha a mais para fazer aquela última série que você estava com preguiça.

Além do estímulo corporal, a cafeína estimula o Sistema Nervoso Central, deixando-o mais concentrado e aumentando o seu limite de dor. Ou Seja, mais foco no treino, e menor sensação de dor.

Em 2008, um estudo de pesquisadores indianos mostrou que pessoas que consumiram 2, 4 ou 6g de cafeína, uma hora antes de malhar, aumentaram a força e resistência em torno de 30%.

CAFEÍNA PARA PERDER GORDURA 

É sabido que a cafeína aumenta a lipólise (quebra de gordura), isso gera um combustível extra para seu corpo, desencadeando uma resposta termogênica, ou seja, aumenta a temperatura corporal e promove a queima de caloria.

Por isso a cafeína é o principal componente da maioria dos termogênicos no mercado.CAFEIN

CAFEÍNA PÓS TREINO? 

Estudos têm mostrado que a cafeína ajuda no transporte de glicose do sangue para os músculos, sendo muito útil após o treino para acelerar a recuperação muscular.

QUANTO DE CAFEÍNA TOMAR? 

Você deve consumir a quantidade certa baseada no seu peso. Todos reagimos diferentemente à cafeína.

É difícil falar em números, pois todo organismo é diferente, porém, em torno de 3 a 6mg  de cafeína parece ser a quantidade ideal para a maioria de nós.

QUANDO TOMAR CAFEÍNA? 

Em torno de 10 minutos a cafeína já cai na corrente sanguínea, mas demora de 40 a 60 minutos para chegar em sua concentração máxima no sangue.

O efeito deve durar aproximadamente 1 ou 2 horas.

QUANTIDADE-DE-CAFEINAS

TOLERÂNCIA À CAFEÍNA 

Todos temos um nível de tolerância, dependendo do organismo e dos hábitos de cada um.

Não é possível determinar uma fórmula, por isso é necessário que você mesmo encontre o seu nível de tolerância.

Caso não sinta os efeitos desejados, aumente um pouco a dose, até achar a quantidade certa para você.

OVERDOSE DE CAFEÍNA 

Caso sinta algum dos sintomas á seguir, interrompa o uso imediatamente. Caso eles persistam, procure um médico.

  • Insônia
  • Inquietação
  • Espasmos Musculares
  • Nervosismo

CAFEÍNA EM PÍLULA OU LÍQUIDA? 

A cafeína em estado líquido é absorvida mais rapidamente pelo organismo, apesar de a cafeína em pílulas ser muito mais prática.

Pessoas com problemas de estômago devem evitar a ingestão de pílulas.CAFEINA-PILULA

CAFEÍNA E A CONCENTRAÇÃO 

Cientistas da Innsbruck Medical University (Austria), descobriram que 100mg de cafeína aumenta a atividade do lóbulo frontal (parte do cérebro responsável pela concentração).

Para manter esse efeito, é necessário a ingestão de 50ml de café a cada hora, em média.

(Vai depender da concentração do café, e também do pó.)

CAFEÍNA DESIDRATA? 

A cafeína tem efeito termogênico, o que aumenta a sudorese. Por isso essa relação com a desidratação. Porém, para ocorrer realmente a desidratação por sudorese, as doses teriam que ser altíssimas, o que geraria outros problemas antes.

No entanto, caso utilize termogênicos, aumente a ingestão de água.

CAFEÍNA VICIA? 

Sim, infelizmente. Se você tomar café todos os dias, e parar de repente, poderá sentir abstinência por até 48 horas, como dores de cabeça e irritabilidade. Após esse período, o corpo se acostumará.

O maior problema é o vício psicológico, e não o fisiológico. Perder o hábito de tomar aquele cafézinho ao encontrar um amigo na rua, ou pela manhã, ou à tarde, ou para estudar melhor, etc, é bem difícil.

CAFEÍNA E A CREATINA 

Estudos mostraram que o uso extensivo de cafeína pode anular os benefícios da creatina. Ou seja, se você tomar bastante café todos os dias. Agora, uma xicarazinha de vez em quando não fará diferença.

 GUIA DEFINITIVO DA CREATINA – CLIQUE AQUI

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião