Banana e Musculação

Por Dr. Luciano de castro

 A banana é uma fruta de alto consumo entre os atletas de elite. Para os esportistas são indicadas pela sua riqueza em carboidratos (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular.

Ela pode ser facilmente “transportada” para os treinos, o que a torna prática para o consumo, além de ser bem aceita pela maioria das pessoas.

100g-de-banana

LEIA MAIS SOBRE O POTÁSSIO – CLIQUE AQUI

MELHOR TIPO DE BANANA? 

Banana-maçã, nanica, prata, ouro ou da terra… não importa! Todos os tipos apresentam as mesmas propriedades nutricionais. Existe apenas diferença no aroma, no sabor e na textura delas.

QUANDO CONSUMIR? 

Podemos consumir antes ou depois do treino, e a quantidade a ser utilizada depende do tipo de treino e a duração do mesmo.

Durante o exercício físico temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio através do suor. Em média são perdidos 330mg de potássio por litro de suor. Além disso, o potássio auxilia na contração muscular e sua carência está relacionada ao surgimento de câimbras.

Com funções diretamente ligadas ao metabolismo energético, principalmente nas reações que favorecem a quebra do glicogênio, a vitamina B6 presente na banana ajuda a poupar a quebra de proteínas musculares, fundamental para evitar a perda de massa muscular e favorecendo a sua recuperação para o próximo treino.

Esta vitamina ainda potencializa a absorção do zinco – um mineral que participa dos processos de reparação dos tecidos e tem função no sistema imunológico, junto com outros oligo-elementos variados (cobre, manganês, selênio etc.).

As bananas ainda são fontes de triptofano, aminoácido relacionado à melhora da atividade cerebral e melhora no sono, importantes na musculação.

BANANA-MUSCULACAO

COMO ESCOLHER E CONSERVAR A BANANA

 Na hora de comprar a fruta, ela não deve estar 100% madura. Prefira as com casca amarela, um pouco esverdeada, e com manchinhas marrons. Evite as com partes moles ou machucadas. Em casa, deixe-as amadurecer na fruteira ou num lugar fresco e arejado.

A banana estará boa para o consumo, com todo o sabor apurado, quando a casca estiver completamente amarela, inclusive as pontas. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira entre três e cinco dias.

Dica Importante: Para melhor conservar fora da geladeira, corte com uma faca e separe as bananas de maneira individual umas das outras, desfazendo a penca.

Corte no meio do pequeno talo que liga cada banana a estrutura comum da penca, de forma que cada uma delas fique com um pequeno talo de 0,5 a 1 cm.

Portanto não arranque as bananas de maneira a deixar parte do seu interior exposto e nem as deixe ligadas a penca. Isso faz com que elas se conservem por muitos dias a mais, sem se estragarem ou ficarem passadas.

As bananas têm uma má reputação devido ao seu elevado teor calórico. Uma maçã média tem apenas 72 calorias, e a banana 100 calorias.

Mas quando você compara uma banana com uma maçã, a banana tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes outras vitaminas e minerais.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião