Velocidade de execução dos exercícios

Por Luiz Nunes

Falar sobre velocidade de execução dos exercícios de musculação é algo que gera sempre muitas dúvidas, pois é muito difícil definirmos o que é certo e errado quando se fala de treinamento, de certo modo podemos falar que não existe um “certo” e um “errado”, o que existe é o que funciona melhor ou pior para cada situação.

QUANTO TEMPO DEVE DURAR CADA REPETIÇÃO? 

Devemos ter em mente qual o objetivo com a velocidade de execução dos movimentos, basicamente para treinamentos de atletas de esportes relacionados a força de explosão e potência são feitos movimentos um pouco mais rápidos, cerca de 1 segundo para cada fase do movimento, para hipertrofia priorizamos execuções mais lentas, em torno de 3 segundos em cada fase do movimento.

LEIA MAIS SOBRE CADA FASE DO MOVIMENTO AQUI

INÉRCIA

É importante lembrarmos daquela lei básica da inércia, algo que está em movimento tende a continuar em movimento, ou seja, quando se dá um arranque muito rápido no início do movimento existe uma chance maior de lesão articular, muscular ou de tendões e para piorar ainda mais nestes casos nós facilitamos muito o movimento, pois a força é aplicada nos primeiros graus da execução.

A partir daí o peso já pega velocidade, mantendo a tendência de continuar em movimento e diminuindo o esforço no restante da execução, sendo assim o treino fica mais fácil, causando um estímulo submáximo e consequentemente com menores resultados.

TREINO ESPECÍFICO

Porém se você for um atleta de artes marciais ou de algum outro esporte que exija velocidade de reação e movimentos rápidos e aleatórios o treinamento é diferenciado, para estes casos a musculação de certa forma simula o seu ambiente de competição.

Por este motivo utilizamos repetições mais aceleradas entre outras variáveis para criar um treino intenso, gerando resultados positivos ao atleta.

MOVIMENTOS RÁPIDOS PARA EMAGRECER? 

Existe uma certa crença popular de que execuções rápidas nos exercícios de musculação são mais indicados para o emagrecimento.

Este na realidade é um engano cometido que pode inclusive causar lesões.

De forma alguma a repetição mais rápida terá uma interferência significativa no processo de emagrecimento em relação a repetições de 2, 3 segundos, de fato o que irá fazer você emagrecer ou engordar será a sua dieta, o tempo de execução das repetições é mais um fator ligado a intensidade do treinamento que deve ser adequada para cada tipo de pessoa, daí a importância de um acompanhamento de um profissional de educação física sempre para poder dar este suporte necessário.

CONCLUSÃO

Treine com segurança para manter-se sempre treinando. Crie um ambiente de treinamento intenso, controlando o intervalo de cada série, a carga adequada, sequência de exercícios e como já falado anteriormente, o tempo de execução de cada movimento para não acabar negligenciando parte do treino, visando sempre o seu melhor resultado.

Obrigado pela leitura e aguardo você no meu próximo artigo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e enviar sua sugestão para a próxima matéria.

AUTOR

Luiz Nunes

Coordenador Geral da Academia Twister

Árbitro Federação Paranaense de Culturismo e Musculação e Fitness (IFBB PR)

Email: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/LuizEGNunes

REFERÊNCIAS

http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/11536/musculacao-velocidade-de-execucao

http://www.cbcm.com.br/modulos/artigos/descricao.php?cod=10

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Deixe sua opinião