Treino de Panturrilha – 5 erros mais cometidos

O treino de panturrilha é polêmico. Infelizmente, mais do que qualquer outra parte do corpo, a genética influencia muito nesse músculo.

Mas isso não significa que caso seus pais não tenham panturrilhas generosas, você não consiga ter. Será difícil, mas não impossível.

Vamos mostrar os erros mais cometidos, e como corrigi-los.

#1: NÃO ALONGAR 

Fazer o movimento correto no treino de panturrilha, com a carga correta ainda não é o suficiente. É necessário alongar totalmente sua panturrilha entre as séries, e imediatamente após o treino. Isso ajudará no crescimento e na recuperação.

TREINO DE PANTURRILHA – CORRIGINDO: 

No intervalo das séries, use um degrau de escada, ou um step, para poder alongar sua panturrilha. Há vários meios de alongá-la, veja abaixo dois deles.

treino de panturrilha alongar

 

ALONGAMENTOS ESTÁTICO E DINÂMICO – CLIQUE AQUI

#2: TREINO DE PANTURRILHA –  MOVIMENTO ERRADO 

Uma pessoa dá geralmente 3000 á 10000 passos por dia. Um passo é o equivalente a uma repetição de baixa angulação e baixa intensidade.Sua panturrilha está acostumada com, e muito, a isso. Por isso, fazer o exercício com baixa angulação (amplitude) e sem carga, não resultará em nada. 

CORRIGINDO: 

Faça os exercícios com angulação máxima em todas repetições, utilizando carga. Dicas:

Segure o movimento em cima por 2 segundos, e em baixo por 1 segundo, em cada repetição.

#3: POUCO VOLUME DE TREINO 

A GRANDE maioria que treina panturrilha, faz 3 séries antes ou depois do treino de perna. Se para os outros músculos você faz 15 séries ou mais, por quê no treino de panturrilha você faz apenas 3?

Além disso, a panturrilha é muito resistente, quando ficamos na ponta do pé por exemplo, ela suporta todo o peso do nosso corpo.

Ou seja, fazer um exercício com a mesma carga que o seu peso, não fará diferença alguma.

CORRIGINDO: 

Peça a um profissional que faça uma ficha de panturrilha com o volume adequado, em torno de 7 séries.

Nos aparelhos que lhe permitem colocar carga, pense no que falamos sobre a panturrilha suportar o peso do seu corpo, e coloque uma carga que realmente fará com que ela se esforce.

treino de panturrilha musculatura

 

DICAS PARA GANHAR PANTURRILHA

#4: MANTER O NÚMERO DE REPETIÇÕES 

A panturrilha é um músculo que se adapta facilmente ao número de repetições.

CORRIGINDO: 

Varie as repetições, surpreenda sua panturrilha. Dicas:

  • Faça séries de 10 a 20 repetições, com carga moderada.
  • De vez em quando, faça de 20 a 40 repetições, com caraga leve.
  • Faça também de 6 a 10 repetições, com carga pesada.

#5: CULPAR A GENÉTICA 

Muitos nem tentam treinar a panturrilha, dizendo que sua genética não vai ajudar.

CORRIGINDO: 

Realmente a genética vai influenciar, mas mesmo que sua panturrilha nunca fique igual a do Jay Cutler, você pode pelo menos melhorar o que você tem, definindo-a e ganhando um pouco de massa.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião