Qual velocidade correr para perder gordura

 Nessa matéria faremos uma comparação sobre os dois tipos de aeróbico, chamados de HIIT (High Intensity Interval Training) e LISS (Low Intensity Steady State). Qual dos dois é melhor para perder gordura? Qual a melhor maneira de praticá-los? Confira abaixo!

O QUE É O HIIT 

HIIT é o treino de alta intensidade, que consiste em intervalos curtos de sprint (corrida em sua velocidade máxima, os chamados Tiros), combinados com intervalos de velocidade moderada (o famoso “trotezinho”).

Por exemplo, Sprint de 30 segundos, seguido por uma caminhada rápida de 4 minutos, para trazer seu ritmo cardíaco de volta ao normal.

LEIA MAIS SOBRE O HIIT – CLIQUE AQUI

O QUE É O LISS 

LISS é o aeróbico tradicional, aquele que você mantém velocidade moderada constante durante todo o tempo.

ACELERANDO O METABOLISMO 

Um metabolismo acelerado significa maior queima de calorias, e consequentemente maior perda de gordura. Seus músculos possuem unidades produtoras de energia, as Mitocôndiras, nelas ocorre a produção de ATP e a queima de gordura.

Quanto mais mitocôndrias você tiver, e quanto maior a capacidade oxidativa delas, maior será sua queima de gordura. O HIIT ajuda a aumentar tanto o número de mitocôndrias quanto a capacidade oxidativa.

HIIT

 

QUAL O MELHOR PARA QUEIMAR GORDURA? 

O LISS é bom para queimar gordura sim, porém, ele limita essa queima ao momento que é praticado, ou seja, você só queima calorias enquanto está em cima da esteira.

Já o HIIT dá um boost em seu metabolismo, que continua queimando mais caloria do que o normal por um longo período, após o exercício. Além das calorias queimadas durante o exercício.

O CORPO SE ADAPTA 

Além disso, um estudo conduzido por Wilson et al. Da universidade de Tampa, Flórida, mostrou que o LISS foi eficaz na perda de peso durante as primeiras semanas, mas após esse período, a mesma rotina de exercícios passou a ser apenas para manter o peso perdido, devida a capacidade do corpo de se adaptar (homeostase)

LISS e HIIT 

Mas o LISS não é inútil. Eu acredito que combinar HIIT e LISS sejam a melhor alternativa, pelas seguintes razões:

Você não pode fazer HIIT 5 ou 6 dias por semana, devido à sua grande intensidade, poderá até influenciar no ganho de massa.

Muitas pessoas tem problemas ortopédicos, cardíacos ou até psicológicos, que não lhe permitem fazer o HIIT, sendo o LISS a única opção.

HIIT é perigoso, caso não executado corretamente, pode gerar lesões. Consulte sempre um médico antes de começar essa rotina.

Ou seja, HIIT e LISS combinado, de forma cíclica ou rotacional, parece ser a melhor fórmula para perder gordura.

Autor: Chris Martinez

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião