Elevação lateral – 6 dicas

Antes das dicas gerais sobre a elevação lateral , é importante ressaltar:

Cada indivíduo possui o organismo diferente, com suas vantagens e desvantagens. Por isso, cada exercício deve ser adaptado de acordo com o corpo de cada um. O acompanhamento de perto de um profissional é essencial!

Apesar de um exercício simples, há pequenos detalhes que podem comprometê-lo, e a grande maioria é causada pelo excesso de carga! A execução correta é mais importante do que o peso levantado, por isso, exercite seu músculo, e não seu ego. Vamos aos erros comuns:

1 DOBRAR O COTOVELO DURANTE O MOVIMENTO

Para executar a elevação lateral, você dobra o cotovelo levemente, antes do iniciar, e mantém esse ângulo até o final da série. O seu braço deve estar dobrado do mesmo jeito, no início e no final do exercício.

Caso você comece a abrir e fechar os cotovelos durante o exercício, o tríceps entra em jogo para ajudar, tirando o foco do deltoide lateral.

CONFIRA AQUI A ANATOMIA DO OMBRO

elevação lateral

2 ABAIXAR MUITO O HALTER

Para trabalhar melhor a deltoide, é necessário manter a tensão durante cada repetição. Se ao final de cada repetição você desce o halter até eles se encostarem, ou encostarem na lateral do seu corpo, perde-se a tensão necessária. É recomendado parar cada repetição alguns centímetros da lateral do seu corpo. Cuidado, pois essa pequena variação diminui muito o peso que o indivíduo consegue levantar.

elevação lateral

3 DESCER OS COTOVELOS

Um outro erro comum é parar a elevação dos cotovelos no meio, e subir apenas os pulsos. Quando os cotovelos não se movem na amplitude certa, o trabalho na deltoide é bem menor.

elevação lateral
elevação lateral

4 PARAR O MOVIMENTO NA ALTURA DOS OMBROS

Há uma tendência em parar o movimento na altura dos ombros, mesmo com a amplitude da deltoide lateral se estendendo acima da cabeça. Tente levantar 45 graus acima da linha do ombro, mas CUIDADO.

Essa amplitude máxima pode ser prejudicial caso você tenha algum problema no ombro. Por isso converse com seu personal trainer. Essa amplitude também diminui o peso levantado, e solicita um pouco dos trapézios.

Uma boa ideia é alternar entre levantar até os ombros, com maior carga, e acima dos ombros, com menor carga.

5 TRAVAR O BRAÇO COMPLETAMENTE ESTENDIDO

É comum vermos pessoas realizando esse exercício com os braços totalmente estendidos, formando a letra T ao levantar os halteres. Cuidado pois isso coloca muita pressão na articulação dos cotovelos.

Uma dica geral para exercícios é nunca travar os membros desse jeito, a tensão deve ficar nos músculos, e não nas articulações.

elevação lateral
elevação lateral

6 MAIS CARGA DO QUE O NECESSÁRIO

Esse é um exercício delicado, que pode forçar muito a articulação do ombro. Deixe para colocar mais carga no Desenvolvimento, e faça a elevação lateral mais leve, com mais repetições. É um jeito inteligente de prevenir lesões que podem te incomodar para o resto da vida.

VEJA AQUI UMA LISTA DE EXERCÍCIOS PARA OMBRO

Artigo escrito por Bill Geiger, traduzido pela equipe Movemente.

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.