Vitamina E – Tocoferol

A vitamina E é uma vitamina essencial, o que significa que o corpo não pode produzí-la, sendo necessário obtê-la por outros meios.

A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura, e é predominantemente enconrada em nossas membranas celulares.

O termo “Vitamina E” na verdade é um termo genérico que envolve um grupo de 8 compostos químicos complexos.

COMO A VITAMINA E FUNCIONA? 

A principal função da vitamina E é de antioxidante. Combatendo os radicais livres que causam, dentre outras doenças: Envelhecimento pré-maturo, câncer, doenças do coração, catarata, e mais uma gama de doenças degenerativas.

Para realmente sentir os efeitos dos antioxidantes, tome vitamina C juntamente com a vitamina E.

VITAMINA E e DOENÇAS CARDIOVASCULARES 

Hoje em dia, uma das funções mais bem documentadas da vitamina E é a de proteção contra doenças cardiovasculares, especialmente a aterosclerose, que é o processo pelo qual o colesterol se acumula para formar placas de cera nas paredes das artérias.

VITAMINA-E-CORACAO

VITAMINA NATURAL VS. SINTÉTICA 

Uma pergunta comum é: “Qual o melhor tipo, sintético ou natural?”

Estudos recentes mostraram que a vitamina E natural é melhor absorvida, e pessoas que ingeriam a forma natural tinham até duas vezes mais dessa vitamina no sangue.

Porém, qualquer vitamina E é melhor do que nenhuma vitamina E. É preciso ingerir uma dose maior  da vitamina sintética para ter o mesmo efeito que a natural, mas infelizmente hoje em dia é difícil conseguirmos nos alimentar com qualidade para que a suplementação com vitamina E seja desnecessária.

QUEM DEVE TOMAR VITAMINA E 

Qualquer pessoa que queira melhorar a imunidade e proteção contra radicais livres devem suplementar com Vitamina E. Especialmente atletas que treinam pesado, pois ajudam a aliviar dores musculares.

A suplementação com vitamina E aumenta a força do seu sistema imune, e melhora sua saúde geral.

QUANTO DE VITAMINA E TOMAR 

É difícil falar uma quantidade exata, pois isso depende de cada organismo. Porém, uma quantidade média recomendada é de 15mg de vitamina E, tanto para homens quanto para mulheres.

Agora para atletas, essa quantidade deve ser maior, devido ao maior número de radicais livres gerados na musculação, é recomendado ingerir 400 UI de vitamina E, duas vezes ao dia.

Consulte um profissional para saber o quanto você precisa, de acordo com seu organismo e seu estilo de vida

VITAMINA-E-ANTIOXIDANTE

 

OVERDOSE DE VITAMINA E 

Por ser uma vitamina solúvel em gordura, seu consumo em excesso pode ser prejudicial. Para adultos, o consumo diário não deve ultrapassar 1000mg, podendo causar problemas de sangramento.

QUEM DEVE EVITAR VITAMINA E 

Pessoas fazendo uso de anticoagulantes ou passando por quimioterapia devem evitar a suplementação de Vitamina E.

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião