Vitamina B1 – Tiamina

A Vitamina B1, também conhecida como Tiamina, é uma vitamina essencial solúvel em água. É necessária para o metabolismo do açúcar e de aminoácidos, bem como a síntese de neurotransmissores.

ONDE ENCONTRAR 

Muitos alimentos contém vitamina B1, no entanto, as fontes mais ricas são o fermento (vegemite) e a carne de porco. Cereais integrais, feijão, nozes, ovos e outras carnes também são boas fontes.

DOSE RECOMENDADA 

A dose recomendada de vitamina B1 é por volta de 1,2mg por dia, para adultos saudáveis. Não há uma hora específica.

FALTA DE VITAMINA B1 

A falta de Vitamina B1 pode levar a uma condição conhecida como Beribéri, em que o movimento e a coordenação tornam-se gravemente comprometidos.

A vitamina B1 é especialmente importante para aqueles que bebem grandes quantidades de álcool, café e chá. Essas bebidas contém compostos que inibem a absorção normal de tiamina.

TIAMINA-BERIBERI

OVERDOSE 

Sintomas da overdose de vitamina B1 são:

  • Dores de cabeça
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Aceleração do batimento cardíaco
  • Fraqueza
  • Tremedeiera

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião