Tipos de Hipertrofia

Por Gean Oliveira

Entenda os tipos de hipertrofia e como respondem ao treinamento.

HIPERTROFIA SARCOPLASMÁTICA

Sarco = carne/musculo, plasma = líquido.

Aumento do liquido muscular.

Ela bem observada em fisiculturistas, com seus treinos com muitas repetições e combinações de métodos que causam também uma intensa irrigação venosa durante o treino, gerando maior aporte de nutrientes, o que resulta no aumento do acumulo de nutrientes no sarcoplasma.

VANTAGENS

Desenvolvimento em curto prazo, maior ganho de volume, aumenta de resistência em treinos de repetições altas.

DESVANTAGEM

Da mesma maneira que você pode desenvolver volume com mais facilidade, a perda é relativamente mais rápida, um final de semana de descuido com a dieta pode te resultar em alguns gramas ou kg negativos na balança.

AERÓBICOS ATRAPALHAM A HIPERTROFIA?

HIPERTROFIA MIO FIBRILAR

Mio = musculo, fibrila = fibra.
aumento da fibra muscular, que são as estruturas que formam a fibra muscular.

Então é a hipertrofia da sua fibra muscular, com treinamento mais tensional que gera maior recrutamento das fibras.

Ocasiona um aumento de volume discreto em relação à sarcoplasmática, você pode ver nos powelifters. Eles não são volumosos como fisiculturistas, mas você pensa: “Como sendo menores eles levantam muito mais peso?”.

Imagine você usando um cabo de aço para sustentar uma carga, você aumenta o calibre das fibras desse cabo de aço, ele vai sustentar mais peso, é isso que acontece com seus músculos quando é gerado esse tipo de hipertrofia: Você passa a resistir a tensões maiores, podendo treinar mais pesado causando mais dano mecânico do que metabólico, pois em um treino assim a oferta de glicogênio muscular não se torna tão importante quanto o treino metabólico, o principal substrato energético usado é a Fosfocreatina.

VANTAGENS

Ganhos sólidos, com difícil perda em curto prazo, e aumento de força e potência, gerando maior desempenho em atividades com predominância anaeróbia.

DESVANTAGENS

Desenvolvimento lento de volume, não gera grande vantagem a o praticante de exercícios aeróbios.

Seu corpo não sabe desenvolver uma separada da outra, o seu cérebro não desliga uma fábrica para que a outra se ligue, os dois tipos de hipertrofia sempre vão ocorrer, a única diferença é a ênfase que isso vai ocorrer depois do estímulo dado.

10 ERROS MAIS COMETIDOS NA HIPERTROFIA

EQUILIBRANDO

Agora vamos ver como podemos tentar dar uma equilibrada na ênfase do treinamento de ambos:

Se você treino AB OU ABC 2vezes na semana, divida seu treino em:

Mio fibrilar/tensional

AB /ABC1 com menos repetições de 4 a 6 reps e intervalos de 1 a 3 minutos utilizando as técnicas e métodos citados na descrição acima.

Metabólico/sarcoplasmático

AB/ABC2 utilize acima de 10 até 20 repetições intervalor de 30 a 45 segundos utilizando as técnicas acima citadas também

Se você utiliza ABCD, ou ABCDE pode variar as semanas, uma semana tensional, outra semana metabólica, nas separações AB, ABC também
mais uma dica, músculos que você tem dificuldade em desenvolver dar mais ênfase aos estímulos metabólicos e nos demais tensionais, e depois de uma melhora inverta o jogo.

Lembre-se treinamento resistido não tem receita de bolo, quantos mais estímulos diferentes mais longe de estagnar seus resultados, então faça o teste algumas pessoas responde melhor a numero altos de repetições e outras a poucas repetições e mesmo assim você vê físicos volumosos e densos.

 O QUE É HIPERTROFIA E ATROFIA?

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião