• tipos de fibra muscular

TIPOS DE FIBRA MUSCULAR

Você é melhor para correr longas distâncias ou para dar tiros de velocidade? Sabia que os tipos de fibra muscular interferem nisso?

TIPOS DE FIBRA MUSCULAR?

O músculo esquelético é composto por feixes de fibras musculares individuais, chamadas miócitos. Cada miócito contem muitas miofibrilas, que são fios de proteínas (actina e miosina) , que podem se ligar umas as outras e “puxar”.

QUAIS OS TIPOS DE CONTRAÇÃO?

Isso causa a contração muscular. Os tipos de fibra muscular podem ser divididos em dois grupos principais:

  1. Fibra muscular de contração lena (tipo I)
  2. Fibra muscular de contração rápida (tipo II)

VEJA A DIFERENÇA ENTRE MÚSCULO E GORDURA

As fibras de tipo II podem ser subdivididas em Tipo IIa e Tipo IIb.

Essa distinção entre elas influencia em como o músculo responde ao treino e à atividade física, e cada uma tem a habilidade de se contrair de maneira única.

De maneira geral, o corpo humano possui 50% de cada fibra nos músculos usados para movimento.

VEJA OS MÚSCULOS DO OMBRO

FIBRA MUSCULAR TIPO I

Os músculos “lentos” são mais eficientes para utilizar o oxigênio como combustível (ATP) para abastecer contrações contínuas, ao longo de um período de tempo. Por isso esse músculo consegue ser exercitado por mais tempo antes da fadiga.

FIBRA MUSCULAR TIPO II

Como esse tipo de músculo utiliza de metabolismo anaeróbico para gerar combustível, são melhores para criar “explosões” rápidas de força ou velocidade. No entanto, chegam na fadiga mais rápido.

VEJA OS MÚSCULOS DAS COSTAS

FIBRA MUSCULAR E A PERFORMANCE NO ESPORTE

Nossa quantidade de cada fibra muscular pode influenciar diretamente em qual esportes nos damos bem de maneira natural. Por exemplo, corredores de 100 metros rasos são conhecidos por terem quase 80% de fibra muscular do tipo II.

O TREINO PODE MUDAR O MEU TIPO DE FIBRA?

Essa pergunta ainda não pode ser respondida com exatidão. Estudos ainda estão sendo feitos, porém sem resultados conclusivos.

VEJA OS MÚSCULOS DO BRAÇO

CURIOSIDADES SOBRE O MÚSCULO

  • Existem 3 tipos de músculo: Músculos cardíacos, Músculo Liso e Músculo Esquelético. Esse último que é o alvo dos treinos de força e condicionamento.
  • O músculo liso compõe os vasos sanguíneos e alguns órgãos.
  • Aproximadamente 45% do peso corporal é composto por músculo esquelético.
  • O músculo esquelético liga-se a dois ossos e faz uma articulação cruzada entre eles.
  • As células musculares são de forma alongada e cilíndricas, e são chamadas de fibras.
  • Os nervos processam mensagens do sistema nervoso central para o músculo, provocando a contração, e os vasos sanguíneos fornecem os nutrientes e a energia necessário para que ela possa ocorrer.

Clark MA, Sutton BG, and Lucett SC (Editors). (2014). NASM Essentials of Personal Fitness Training (4th edition revised). Burlington, MA: Jones & Bartlett.

Powers SK, and Howley ET. (2012). Exercise Physiology: Theory and Application to Fitness and Performance, (8th Edition). New York, NY: McGraw Hill.

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.