Proteina

Com certeza você já ouviu falar da relação de proteína e ganho de massa. Mas, você sabe o que exatamente é uma proteína e como ela funciona? Nessa matéria vamos explicar de maneira SIMPLES. Confira.

O QUE É PROTEÍNA? 

Proteínas são moléculas grandes e complexas, que desempenham papel fundamental no nosso corpo. Elas constroem, mantêm e reparam os tecidos em nosso corpo.

Enzimas, hormônios, hemoglobinas e anticorpos são proteínas. Elas também atuam como neurotransmissores.

As proteínas são compostas por centenas ou milhares de unidades menores, chamadas de aminoácidos, que são ligados uns aos outros em longas cadeias.

Uma analogia que se pode fazer é, a proteína sendo uma corrente, e cada elo, um aminoácido.

TUDO SOBRE A CASEÍNA – CLIQUE AQUI

AMINOÁCIDOS

Existem 22 tipos diferentes de aminoácidos que podem ser combinados para formar uma proteína.

A sequência desses aminoácidos determina a estrutura tridimensional de cada proteína, e também sua função.

Desses 22, seu corpo consegue fabricar apenas 13. Os outros são chamados Aminoácidos essenciais, e precisam ser ingeridos. São eles:

  • Isoleucina
  • Leucina
  • Valina
  • Lisina
  • Metionina
  • Fenilalanina
  • Treonina
  • Trptofano
  • Histidina

Os três primeiros são familiares? Pois é, são os aminoácidos contidos nos suplementos de BCAA!

As proteínas de origem animal como a carne vermelha e o leite, são chamadas completas, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais.

Infelizmente, para quem não come carne, a maioria dos vegetais não possuem proteínas completas, porém isso não é um problema grave, basta combinar diferentes tipos.

TUDO SOBRE OS BCAA´S – CLIQUE AQUI

CARNE-PROTEINA

PROTEÍNA E A MUSCULAÇÃO  

Quando você come algum alimento que contém proteína, seu estômago e intestino precisam digeri-lo, para conseguir quebrar a proteína, e liberar os aminoácidos que a compõem.

Esses aminoácidos serão reusados, de acordo com a necessidade do seu corpo.

Por exemplo, se você fez musculação, o seu tecido muscular foi danificado, e precisa ser reparado.

E qual a ferramenta utilizada pra repara-lo? Os aminoácidos! E de onde eles vêm? Da proteína! E quanto mais rápido for a absorção dessa proteína, melhor! Entendeu por quê o Whey Protein é tão usado no pós treino?

Muitos pensam que a proteína também é o principal combustível para o corpo durante o exercício, mas não é. Quem cumpre esse papel é o carboidrato.

QUANTIDADE DIÁRIA DE PROTÉINA

Há muita polêmica sobre a quantidade de proteína que devemos ingerir diariamente, e a quantidade que nosso corpo consegue absorver de uma só vez. Esse número vai depender de diversos fatores, como:

  • Idade
  • Sexo (Homens geralmente precisam de mais proteínas do que as mulheres)
  • Peso (Um indivíduo que pesa 100kg vai precisar de mais proteínas do que um de 60kg)
  • Intensidade de exercícios (Um atleta precisará de mais proteínas do que alguém sedentário)
  • Massa muscular ( Um fisiculturista precisa de mais proteína do que um maratonista, por exemplo)
  • Saúde (Uma pessoa se recuperando de uma doença pode precisar de mais proteína do que uma pessoa saudável)

Por isso, não posso falar um número exato para você ingerir por dia. Procure um profissional da área, que após alguns exames e algumas perguntas, conseguirá lhe falar um número bem próximo de suas necessidades.

GUIA DEFINITIVO – WHEY PROTEIN

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião