Memória Muscular

Prof. Eder Lima

Quem aqui não sabe o quão árduo é o processo de ganho de massa muscular? Este requer treino intenso dentro de uma perfeita regularidade, uma enorme disciplina dietética e claro todo descanso possível para que o processo aconteça de forma ótima. Mas a vida é uma caixinha de surpresas!

E de repente, você foi obrigado a interromper seus treinos e com isso naturalmente você entra num processo de perda de massa muscular por ATROFIA dos músculos que tanto sofreu para desenvolver! MUITA CRUELDADE, NÃO É? ENTRETANTO, GRAÇAS AOS CÉUS, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! VEM COMIGO…

O QUE É UMA PROTEÍNA? LEIA MAIS

HIPERTROFIA x ATROFIA

Um dado que não custa lembrar é que hipertrofia muscular significa basicamente sintetizar (construir) as proteínas contráteis (actina e miosina) dentro das células musculares (os miócitos).

Este processo de síntese proteica é comandado pelo núcleo dos miócitos e o treinamento intenso e contínuo estimula a formação de novos núcleos e quanto mais núcleos um miócito tiver, maior a capacidade deste em sintetizar as proteínas contráteis e por consequência aumentando o volume do músculo. GUARDEM ESSA INFORMAÇÃO!

Nosso corpo tende a trabalhar sempre em ritmo de economia e manter uma grande massa muscular requer um dispêndio enorme de energia, assim quando interrompemos o treinamento por um longo período o processo de atrofia se inicia naturalmente. Tal atrofia pode ser ainda mais acelerada em casos de imobilização por algum tipo de trauma

MEMORIA-DO-MUSCULO

A MEMÓRIA MUSCULAR

Durante muito tempo acreditou-se que a atrofia muscular por desuso era causada pela perda (morte) das células musculares (miócitos) que não eram “necessárias”. A boa notícia é que os estudos mostram que não há morte de miócitos e sim APENAS uma redução da quantidade das proteínas contráteis!

Ok Prof. Eder e onde é a boa notícia nisso?!?!? FACERS a boa notícia é que OS NÚCLEOS agregados pelo estímulo do treinamento PERMANECEM INTACTOS dentro dos músculos mesmo atrofiados!

Essa preservação dos núcleos dentro dos miócitos é que facilitam E MUITO o retorno ao volume muscular que se tinha anteriormente. POR QUE?? Vocês guardaram a informação ali de cima que eu disse para guardar? Ao se retomar o treinamento, o longo e doloroso processo de formação de núcleos não é necessário.

Dessa forma, temos a sensação de que os músculos “se lembram” de como eram antes da interrupção dos treinos e voltam ao seu tamanho anterior mais rapidamente por termos mais núcleos para sintetizar novamente as proteínas contráteis perdidas!

RESUMO DA ÓPERA

A recuperação do volume muscular é mais rápida nas pessoas treinadas, mas só até o volume que se tinha anteriormente. Uma vez atingido esse volume o processo de hipertrofia volta ao ritmo normal de cada um!

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA

MEMORIA-MUSCULAR-MEMORIA-DO-MUSCULO

 

CRÉDITOS

Esse artigo foi escrito pelo professor Éder Lima e foi aqui reproduzido com a permissão do mesmo. Convido você a conhecer a sua página no facebook, CLICANDO AQUI.


CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Deixe sua opinião