Hipertrofia e Atrofia

Informativo rápido para esclarecer a confusão entre hipertrofia e atrofia. 

HIPERTROFIA
“Hipertrofia muscular significa basicamente sintetizar (construir) as proteínas contráteis (actina e miosina) dentro das células musculares (os miócitos).

Este processo de síntese proteica é comandado pelo núcleo dos miócitos e o treinamento intenso e contínuo estimula a formação de novos núcleos e quanto mais núcleos um miócito tiver, maior a capacidade deste em sintetizar as proteínas contráteis e por consequência aumentando o volume do músculo.

Nosso corpo tende a trabalhar sempre em ritmo de economia e manter uma grande massa muscular requer um dispêndio enorme de energia, assim quando interrompemos o treinamento por um longo período o processo de atrofia se inicia naturalmente. Tal atrofia pode ser ainda mais acelerada em casos de imobilização por algum tipo de trauma.”

Por Prof. Éder Lima

HIPERTROFIA-MUSCULAR

O QUE É UMA PROTEÍNA? LEIA MAIS

ATROFIA 

A atrofia muscular é o contrário da hipertrofia. É a diminuição do volume muscular, que pode ser causada pela simples inatividade do mesmo, ou por motivos mais sérios, como doenças neurológicas.

Não confunda atrofia com a sensação de “murchar” que ocorre um tempo após o treino de musculação. Isso acontece pois, no exercício, o músculo se enche de sangue, e aos poucos vai voltando ao normal.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião