Caloria

Caloria já se tornou uma palavra comum, porém se você perguntar para alguém o que exatamente é uma caloria, poucos saberão responder.

Muitos pensam que caloria “é aquela coisa que engorda”. Nessa matéria vamos responder de maneira SIMPLIFICADA.

ENERGIA

Por definição, uma caloria é a energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em 1 grau celsius.

A palavra chave que queremos é ENERGIA. As calorias são a energia que abastece nosso corpo, assim como a gasolina é para os carros.

Sem calorias suficiente, nosso coração não bateria, os pulmões não funcionariam e nosso cérebro “desligaria”.

A caloria vem dos alimentos, diferentes nutrientes possuem diferentes valores calóricos, um exemplo:

  • 1g de Gordura = 9 calorias*
  • 1g de Proteína = 4 calorias*
  • 1g de carboidrato = 4 calorias*
  • 1g de Álcool = 7 calorias*

*valores médios

O QUE É UMA PROTEÍNA? LEIA MAIS

TAXA METABÓLICA BASAL

Em média, um adulto precisa de no mínimo 1000 a 1400 calorias diárias para funcionar. Esse número mínimo é chamado de Taxa Metabólica Basal ou Taxa Metabólica de Repouso, e varia muito, dependendo da idade, sexo, peso e massa muscular.

Para ter energia suficiente para viver o seu dia e ser ativo, você vai precisar, obviamente, ingerir mais calorias do que a sua TMB.

Lembrando que o número que citamos é apenas uma média, e apenas um profissional poderá lhe falar qual a sua taxa metabólica basal, depois de alguns exames.

EFEITO EPOC | QUEIME CALORIAS EM REPOUSO – LEIA MAIS

TAXA-METABOLICA-BASAL

GANHAR PESO

Se você ingerir mais calorias do que o seu corpo gasta, você ganhará peso. Em média, é preciso ingerir 3.500 calorias a mais para ganhar 1kg de gordura.

Por exemplo, se seu corpo precisa de 2000 calorias por dia para manter seu peso atual, e você ingere 2500 por dia, em uma semana você ganhará 1kg de gordura, em média.

Um dia de abuso não terá o mesmo resultado. Novamente lembrando, esses números são médias, e não devem ser seguidos ao pé da letra.

LEIA MAIS SOBRE O GANHO DE MASSA MUSCULAR – CLIQUE AQUI

PERDER PESO

Para perder peso, você precisa gastar mais calorias do que você consome.

Exemplo: Com 2000 calorias diárias você mantem o seu peso. Se, com uma dieta, você consiga diminuir 250 calorias, e com aeróbico, você gaste mais 250, em uma semana será possível perder em torno de 1kg.

Novamente lembrando, esses números são médias, e não devem ser seguidos ao pé da letra.

Você deve estar se perguntando, de onde o corpo vai tirar energia pra funcionar então? Nosso corpo, sempre muito inteligente, retirará as calorias de dois estoques: Seu tecido Muscular, ou o Tecido Adiposo (gorduras).

Para evitar que o corpo quebre o tecido muscular para gerar energia – o tão temido catabolismo – é necessário uma alimentação correta, e o uso de suplementos pode ajudar.

SUPLEMENTOS PARA PERDER PESO – LEIA MAIS

HOMEOSTASE

É importante lembrar que, embora reduzindo drasticamente suas calorias em um curto período de tempo vai lhe fazer perder peso, o corpo acha que estamos passando por um período de escassez de alimento, e usa de meios como reduzir o seu metabolismo, para conseguir se manter com a ingestão reduzida de calorias. Isso é chamado Homeostase.

Por isso, o recomendado não é uma dieta drástica, e sim uma reeducação alimentar, controlada de perto por um profissional da área.

DIA DO LIXO – CHEAT DAY

Uma estratégia que muitos atletas usam para tentar enganar o corpo é, em um dado intervalo de tempo, como de 15 em 15 dias, ingerir uma quantidade maior de calorias. É o chamado Cheat Day ou Dia do Lixo. Mas não se engane, isso não significa comer muitos doces e derivados, mas sim aumentar a ingestão de alimentos saudáveis.

5 DICAS PARA EMAGRECER – LEIA MAIS

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião