Anatomia do Abdome

A parede abdominal pode ser dividida em duas partes anatomicamente distintas, cada uma delas funcionando de modo diferente.

RETO DO ABDOME

A parede frontal consiste em um músculo, o reto do abdome (também conhecido como “abs”). Esse músculo tem sua origem na margem inferior do gradil costal e esterno e avança verticalmente para baixo, inserindo-se no osso púbico.

Os dois músculos retos do abdome (um de cada lado) estão contidos em uma bainha de fáscia que forma a demarcação centra até a metade dos abs, conhecida como linea alba (linha branca).

As divisões da fáscia nos músculos são responsáveis pelo aspecto de “abdome ondulado”. Os músculos retos promovem flexão do tronco, inclinando o torso para a frente na direção das pernas.

O movimento é executado pelos abs superior, que tracionam o gradil costal para baixo na direção da pelve, ou pelos abs inferiores, que levantam a pelve na direção do peito.

PARA VER OS 5 ERROS MAIS COMETIDOS NO TREINO DE ABDOME, CLIQUE AQUI

OBLÍQUO EXTERNO E INTERNO

A parede lateral consiste em três camadas de músculos. O oblíquo externo é a camada externa visível que avança obliquamente para baixo, desde o gradil costal até o osso pélvico.

A camada média é o oblíquo interno, que avança obliquamente para cima desde o osso pélvico até as costelas.O oblíquo interno se situa embaixo do oblíquo externo, e as fibras dos dois músculos se entrecruzam em ângulo reto.

musculos-do-abdome-2

TRANSVERSO DO ABDOME

A camada mais interna é o transverso do abdome, que atravessa horizontalmente a parede abdominal. A contração dos músculos oblíquos em um dos lados faz com que o torso se incline lateralmente.

A contração simultânea dos oblíquos nos dois lados ajuda o músculos reto na flexão do tronco e também imobiliza a parede abdominal sempre que um peso é levantado. Observe que apenas a camada externa do oblíquo externo fica visível.

SERRÁTIL ANTERIOR

O músculos serrátil anterior faz parte da parede lateral do tórax. Ele tem sua origem atrás da escápula e passa para a frente em torno da parede torácida para se fixar as oito primeiras costelas.

A borda serrilhada desse músculo emerge debaixo da margem externa do músculo peitoral, enviando projeções digitiformes para o oblíquo externo. O serrátil anterior traciona a (ou faz protração da) escápula para a frente, estabilizando esse osso contra a parede torácica.

O serrátil anterior cumpre uma função acessória essencial sempre que ocorre contração dos músculos peitoral maior e latíssimo do dorso. O serrátil anterior também pode ser mobilizado durante os exercícios que trabalham os músculos oblíquos.

musculos-do-abdome

TREINO DE ABDOME

Uma série de abdominal efetiva consiste em exercícios que se direcionem a todas as áreas da seção média do corpo. Para os abs superiores, selecione uma abdominal grupado (crunch) ou um exercício de abdominais.

Para os abs inferiores, escolha elevações de pernas, elevações de joelhos ou abdominais grupados invertidos.Para completar a série, enfoque a parede lateral com uma manobra de torção, abdominal grupado oblíquo ou inclinação lateral.

Os exercícios para o abdome devem ser realizados com carga, e com repetições moderadas, assim como qualquer outro músculo.

PARA VER EXERCÍCIOS DE ABDOME, CLIQUE AQUI.

DEFINIR O ABDOME E PERDER BARRIGA

Atenção, ao contrário do que muitos pensam, fazer exercícios para o abdome não faz perder a gordura localizada na barriga. Os exercícios para o abdome servem para hipertrofia os músculos do mesmo.

Para perder barriga, é preciso uma combinação de dieta e de aeróbico. Seu “tanquinho” só será visível caso a capa de gordura que cobre os músculos abdominais não seja muito espessa.

PARA DICAS E EXERCÍCIOS SOBRE COMO DEFINIR O ABDOME, CLIQUE AQUI.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião