Ácido Lático

O ácido lático tem uma má reputação. Muitos culpam-no por fadiga, dores musculares e cãibras. Mas infelizmente ele é mal compreendido. Você sabia que ele tem um papel fundamental na geração de energia durante o exercício?

COMO É FORMADO O ÁCIDO LÁTICO 

O ácido lático é formado a partir da quebra da molécula de glicose. Durante esse processo, as células fabricam ATP, que fornece energia para as reações químicas pelo corpo.

A formação do ácido lático não precisa de oxigênio, e geralmente acontece quando o corpo está usando mais de 50% de sua capacidade no exercício.

DOR MUSCULAR E O ÁCIDO LÁTICO 

Ao contrário da opinião popular, o acúmulo de ácido lático não é o responsável pela dor muscular sentida nos dias seguintes ao exercício. Isso acontece pois o tecido muscular foi danificado e muitas vezes se inflama.

QUEIMAÇÃO NO MÚSCULO 

Agora, aquela queimação que você sente DURANTE o exercício é sim resultado do acúmulo de ácido lático no músculo. Na verdade, são os íons de hidrogênio que causam tal dor, mas os 2 estão relacionados.

MUSCULO-QUEIMACAO

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião