Vitamina – Principal Nutriente para um corpo saudável

 Por Eduardo Marinho

Não é difícil se deparar com pessoas olhando na tabela nutricional de alimentos três macronutrientes: Carboidratos, proteínas e lipídeos (gorduras).

E as vitaminas será que dão o valor necessário a esse importante micronutriente?

As vitaminas tem papel fundamental para manter o equilíbrio do organismo, age muitas vezes como coenzimas que são responsáveis por reações químicas do nosso corpo que são essências á nossa saúde.

São classificadas em 2 grupos: Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS?

Vitaminas lipossolúveis: São vitaminas absorvidas pelos lipídeos (gorduras) e são hidrofóbicas (tem menor afinidade com água).

As principais vitaminas lipossolúveis são A, D, E, K, que são encontradas principalmente em alimentos gordurosos e de origem animal, e ficam mais tempo no nosso organismo por se alojar em nossos tecidos.

Vitaminas hidrossolúveis: São vitaminas absorvidas pela água, e que não contém a camada lipídica.

As principais vitaminas hidrossolúveis são vitaminas do complexo B, B1, B2, B6, B12, C.

Encontradas em alimentos em geral como frutas, legumes e verduras.

Micronutrientes como as vitaminas precisam de miligramas e poucas chegam a gramas na sua maioria para chegar ao VDR% (Valor diário recomendado), então porque não ingerir alimentos nas refeições pensando também nas vitaminas?

É simples, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes nos dão vitaminas de sobra para termos uma vida saudável! Incluir no meio das refeições além de nós dar parcialmente uma refeição, também complementa as necessidades diárias.

Mesmo com todas as qualidades que foram dadas ainda existe o contratempo de dia corrido, pouco tempo para organizar refeições com vitaminas?

Complementos alimentares estão ai para te ajudar.

E A FALTA DE VITAMINAS O QUE NOS CAUSARIA?

A avitaminose é a deficiência de vitaminas.

É capaz de gerar várias doenças de acordo com a vitamina que cause nos indivíduos (tomo como exemplo a deficiência de vitamina B12 que pode se transformar em uma futura anemia).

Mas a avitaminose não é só pela falta de ingestão das vitaminas, alguns parasitas podem se aderir a mucosa do duodeno e diminuir o pH fazendo com que as vitaminas lipossolúveis sejam expelidos pelas fezes (Esteatorréia = fezes com gordura).

ENTÃO POSSO EXAGERAR NAS VITAMINAS?

Não, o acumulo de vitaminas nos causa hipervitaminose que pode levar a um quadro de intoxicação.

O indivíduo pode contrair varias patologias, como por exemplo, se abusar da vitamina D pode ocorre um quadro de hipervitaminose D onde se produz muito cálcio que após ser usado na cartilagem óssea fica dispersa e chega a corrente sanguínea, podendo causar fragilidade nos tecidos e nos rins.

Então na próxima vez ao comprar um alimento ou complemento alimentar dê mais valor a elas, no organismo elas se tornam indispensáveis e as reações químicas precisam delas.

Muitas atuam como coenzimas, e algumas ajudam na absorção de outros nutrientes (por exemplo, a vitamina D ajuda na absorção do cálcio, e a vitamina C aumenta a absorção do ferro) então nada de pensar somente no que vemos como necessidade energética e estrutural, respectivamente os carboidratos e proteínas, e também lembrar que para nossa maquina que é o corpo humano funcionar, precisamos de operários que são as vitaminas.

ANTES DE COMEÇAR QUALQUER DIETA OU TREINO PROCURE PROFISSIONAIS DA ÁREA!

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

CRÉDITOS

Autor: Luiz Eduardo Marinho Falcão

 

Deixe sua opinião