Qual o melhor horário para aeróbico?

Por Dr. Luciano de Castro

Não há regra, assim como não há um horário mais adequado. O que existe é a preferência e a disponibilidade de cada um. Mas se você percebe uma diferença de rendimento em períodos diferentes do dia, fique atento e confira o período mais adequado para sua fase de evolução.

MANHà

 A sensação de bem-estar proporcionada pela liberação de endorfinas pode melhorar o ânimo para enfrentar o restante do dia: uma sensação de dever cumprido e mais disposição para as demais tarefas. Isso conta demais se você não vive exclusivamente para o esporte.

Nesse horário o cuidado deve ser com um café da manhã LEVE, alguns minutos antes do treino. Antes de qualquer prática de exercício é necessário que você esteja alimentado.

No geral um carboidrato complexo com alguma proteína junto, de acordo com seu plano alimentar. Alimentos de fácil digestão. NUNCA CORRA DE ESTÔMAGO VAZIO. E muita água.

Ter que acordar muito cedo pode ser uma desvantagem para quem não conseguiu dormir as horas necessárias. O desempenho tende a cair. Se começar a falhar muito, mude de horário.

Se você corre na rua, evite o horário a partir das 10h, pois o sol já está forte demais. Prefira esse período para treinos na academia.

É preciso moderar a carga de treino nesse horário, pois o corpo tende a estar menos aquecido e requer uma adaptação progressiva.

AERÓBICO EM JEJUM? CLIQUE AQUI

TARDE

 Período bom para aqueles que não se adaptam à rotina de acordar cedo e possuem compromissos na parte da noite.

Nesse horário você já fez pelo menos três refeições, o que garante a reserva de glicogênio muscular necessária para um bom rendimento. Alimente-se bem no almoço e só saia para correr duas horas após a refeição.

A exposição ao sol e à temperatura ambiente é mais alta, portanto prefira correr dentro da academia. Se for a rua, que seja após as 16 horas. Prefira locais arborizados e de menos trânsito de automóveis, pois a qualidade do ar pode ficar bem mais comprometida, principalmente no inverno.

É difícil ter companhia para correr nesse horário. Leve seu ipod. Aliás, musica alta e animada ajuda muito a dar pique.

HORARIO-AEROBICO

NOITE

 Especialistas argumentam que ao final do dia os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico, permitindo melhor rendimento. Algumas respostas hormonais também são mais acentuadas no fim do dia, como aquelas relacionadas aos níveis de glicose no sangue.

A maioria das pessoas e grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada aqueles que gostam de correr com companhia. E sim, um grupo de corrida é algo fácil de ser achado e de MUITA ajuda pra quem precisa iniciar.

Boa opção para aqueles atletas que não “funcionam” bem de manhã e se sentem agitados durante a noite, pois pode ajudar a proporcionar uma boa noite de sono. Embora existam pessoas que o esforço noturno mais atrapalha do que ajuda. Descubra onde você se encaixa.

O cansaço das atividades diárias pode afetar o rendimento no aeróbico.

A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como eventos sociais, por exemplo. Se começar a faltar muito, mude de horário.

As horas de sono pós-treino tornam a recuperação metabólica mais rápida.

Prefira esse horário para treinos mais longos.

A única restrição ao treino noturno é evitar o exercício intenso muito próximo ao horário de dormir, para não atrapalhar o sono. Programe seu treino para terminar pelo menos duas horas antes do horário que costuma dormir, pois a carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

LEIA MAIS SOBRE O AERÓBICO E A HIPERTROFIA – CLIQUE AQUI 

CONCLUSÃO

 O melhor horário para correr é o que estiver disponível e trouxer maior satisfação. Qual é aquela hora do dia que te da mais prazer, aquela que você se encontra no “pique”, ou até mesmo a única hora que você tem? Essa é a melhor hora pra você !!!

 

CRÉDITOS

Esse artigo foi escrito pelo Dr. Luciano de Castro e foi aqui reproduzido com a devida permissão do mesmo. Convido você a conhecer a sua página no facebook, CLICANDO AQUI.


CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Deixe sua opinião