• dor de lado

O que causa a DOR DE LADO?

A dor de lado pode ser um pesadelo para muitos, principalmente os iniciantes.

Frequentemente eu sinto uma dor no meu lado direito por volta de cinco minutos de corrida. O que posso fazer para ela parar? Ou melhor, para evitá-la?

A maioria de nós já sentiu aquela dorzinha ao correr, localizada logo abaixo das costelas, e acima da cintura, na lateral do corpo, geralmente o lado direito.

Hoje os pesquisadores se referem à essa dor como “dor abdominal transitória relacionada ao exercício” (DATRE).

Independente de como você a chama, essa dor geralmente é suficiente para acabar com o exercício do indivíduo.

DOR NO JOELHO? LEIA MAIS SOBRE A CONDROMALÁCIA PATELAR

HÁ UMA EXPLICAÇÃO PARA A DOR DE LADO?

Ainda não há uma explicação definitiva quanto a origem dessa dor, mas há uma teoria bem convincente. Corredores tendem a exalar a cada dois ou quatro passos. A maioria exala quando o pé esquerdo toca o chão, e é o grupo do pé direito que está mais propício á essa dor. Por quê?

Exalar quando o pé direito toca o chão causa uma pressão maior no fígado (que fica do lado direito, logo abaixo da caixa torácica). Então assim que o fígado está em movimento para baixo, o diafragma se levanta para exalar. Acredita-se que esse movimento em repetição causa espasmos no diafragma.

LEIA TAMBÉM: QUAL VELOCIDADE CORRER PARA PERDER GORDURA?

O QUE FAZER QUANDO A DOR DE LADO OCORRE

  • Se sentir essa dor enquanto se exercita, pare, coloque a mão aberta na região dolorida e pressione, enquanto inspira e expira de maneira calma, respire fundo. Cuidado ao parar de se exercitar repentinamente! Caso o exercício esteja intenso, pare aos poucos para não ficar tonto. (Pode voltar a se exercitar quando a dor passar)

LEIA TAMBÉM: QUAL MELHOR HORÁRIO PARA CORRER?

  • Outra forma de alongar os ligamentos estressados é levantar o braço do lado da dor, e com o corpo reto, se inclinar para o lado oposto. Segure por 30 segundos e volte à posição normal. Repita com o outro braço.

dor de lado alongamento

LEIA TAMBÉM: O AERÓBICO ATRAPALHA A HIPERTROFIA?

  • Massagear a área enquanto se inclina para frente também pode ajudar, pois alonga o diafragma.
  • Tente evitar comer por 1 hora antes do exercício e veja se a dor não apareça.
  • Aqueça antes do exercício, faça alongamentos dinâmicos e comece com uma caminhada ou trote de 5 minutos.
  • Evite respirar rapidamente, de maneira rasa. Respire fundo, inflando a barriga e não o peito.
  • Verifique se sua postura está correta ao correr, pois uma postura errada pode prejudicar a respiração.

LEIA TAMBÉM: AERÓBICO EM JEJUM?

Caso a dor de lado apareça com frequência, procure o seu médico.

Eichner ER. Stitch in the side: causes, workup, and solutions. Curr Sports Med Rep2006;5:289–92.

Morton DP, Callister R. Factors influencing exercise-related transient abdominal pain. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2002 May.

Morton DP, Callister R. Characteristics and etiology of the exercise-related transient abdominal pain. Med Sci Sports Exerc2000;32:432–8.​

Morton DP, Richards D, Callister R. Epidemiology of exercise-related transient abdominal pain at the Sydney City to Surf community run. J Sci Med Sport2005;8:152–62.

Morton DP, Aragon-Vargas LF, Callister R. Effect of ingested fluid composition on exercise-related transient abdominal pain. Int J Sports Nutr Exerc Metab2004;14:197–208.

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.