METABOLISMO – POR QUÊ NÃO CONSIGO EMAGRECER?

Dano metabólico e resistência à perda de peso são termos usados para descrever o metabolismo lento.

Algumas pessoas sofrem com isso, mesmo atletas!

Não importa o quanto de exercício ou o quão controlada é a alimentação, a perda de peso é muito difícil.

Compreender o metabolismo é um passo essencial para começar a corrigir tais “erros”.

LEIA TAMBÉM: SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER REALMENTE FUNCIONAM COMO PROMETIDO?

ENTENDENDO O METABOLISMO

Vamos explicar alguns conceitos rápidos primeiro:

Taxa metabólica de repouso (TMR): A taxa com que nosso corpo queima energia (calorias) em repouso, sem exercício

Taxa metabólica basal (TMB): Semelhante à TMR, a taxa metabólica basal, essa taxa representa de 50 a 70% da quantidade de calorias exigidas pelo nosso corpo diariamente, em um estado de repouso. (Lembrando que estado de repouso significa não fazendo atividades físicas). A média geral é de 1300 calorias para mulheres, e 1600 para homens.

LEIA TAMBÉM: QUAL MELHOR ALTERNATIVA PARA REDUZIR GORDURA CORPORAL?

Gasto de energia em atividade (GEA): A taxa de calorias que seu corpo usa durante atividades físicas. Ela pode varira de 15% até 50%, dependendo do estilo de vida de cada um (sedentário ou ativo).

Efeito térmico dos alimentos (ETA): A taxa de calorias necessária para digerir, absorver e distribuir os nutrientes em nosso corpo. Ela varia de aproximadamente 10 a 20% do gasto total diário de energia, e muda de acordo com o macronutriente (carboidrato, proteína e gordura). O gasto maior é com a proteína.

MEMÓRIA METABÓLICA? LEIA AQUI

A HISTÓRIA SE REPETE – DANO NO METABOLISMO

Vamos a história de João, que representa 99% das pessoas que querem perder peso desesperadamente, sem acompanhamento de um profissional:

João ganhou alguns quilos a mais e está ansioso para perde-los, e resolve mudar de vida. Para perder peso rápido, ele corta pela metade a ingestão calórica que vinha aumentando ao longo do tempo (o corpo se acostumando com esse aumento gradativo).

Além disso, começa a fazer uma hora de aeróbico, todo dia (antes não fazia nada, no máximo um futebol por semana).

Ele vê a mudança rápida, perde 4kg na primeira semana! Assim se empolga, e reduz ainda mais a ingestão calórica. Mas.. na outra semana ele perde apenas 500g!

LEIA TAMBÉM: COMO MANTER-SE MAGRO

A gordura parou de sumir, a balança está estagnada. Por quê isso está acontecendo??

Desesperado, João toma medidas drásticas, corta o carboidrato da dieta, e diminui a ingestão de gordura para quase zero!

De nada adianta. Passam-se as semanas e o corpo parou de responder à todas tentativas de perder peso. Por quê?

POR QUÊ ISSO ACONTECEU?

Muitos fatores podem alterar o metabolismo, incluindo alimentação e exercício. O nosso corpo é muito inteligente, e tenta se adaptar às mudanças externas, para sobreviver o maior tempo possível.

Por exemplo, quando perdemos gordura, o corpo responde tentando voltar ao peso inicial. Lembrando que reduzira gordura corporal é muito bom, mas não quando feito muito rapidamente, em dietas drásticas por exemplo.

SABIA QUE A MUSCULAÇÃO EMAGRECE?

O corpo precisa de tempo para ir se acostumando com as mudanças, com a diminuição do estoque de energia (gordura). Um número aceitável é de 0,5kg a 1,5kg por semana, claro que isso varia muito de cada indivíduo.

Quando perdemos peso muito rápido, nosso corpo luta para recuperar o equilíbrio, e dificulta a perda de mais peso com as armas que tem, por exemplo, diminuindo os níveis da tireoide.

Mas não sabendo disso, nós forçamos a barra, para continuar perdendo aqueles quilinhos, diminuindo ainda mais o consumo de calorias e aumentando a intensidade dos exercícios, e o corpo responde da mesma maneira, desregulando todo o organismo. Emagrecer não é tão simples agora, certo?

Outra maneira que o corpo tem de proteger seus estoques de energia (gordura), é usar o músculo como fonte de energia, e isso ninguém quer não é mesmo?

RESUMO

  • Seja paciente. Não tente perder rapidamente o peso que você levou meses ou até anos para ganhar.
  • Aplique uma mudança por vez e deixe seu corpo se adaptar.
  • Carboidratos são essenciais para um metabolismo elevado. Podem ser reduzidos, mas não eliminados.

E O MAIS IMPORTANTE: PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.