MELHOR HORA PARA TREINAR

Qual melhor hora para treinar? Por Newton Júnior

Instintivamente você sabe que melhor hora para treinar é quando você se sinta o mais energético possível e que encaixe melhor na sua agenda.

As diferenças individuais sobre a melhor hora do dia para treinar vêm do fato de que cada pessoa tem uma cronobiologia um pouco diferente, ou ritmos circadianos (regulador de todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano).

Uma pesquisa na área revela alguns pontos notáveis:

MELHOR HORA PRA TREINAR – GANHO DE FORÇA

• O desempenho de força é significativamente maior no meio da tarde e início da noite. Este efeito é mais pronunciado em relação à produção de energia, quando em treino de força há necessidade de produzir força máxima em uma velocidade rápida.

EXEMPLO DE FICHA PARA GANHO DE FORÇA – CLIQUE AQUI

MELHOR HORA PRA TREINAR – AERÓBICOS

• Para treinamento de corrida, competindo ou treinando no meio da tarde e início da noite tendem a produzir melhor resultado. Maior força e velocidade no final do dia são provavelmente notados devido ao fato de que a temperatura do corpo aumenta à medida que o dia avança, levando a função muscular aumentada e também melhor flexibilidade.

AERÓBICOS ATRAPALHAM A HIPERTROFIA? CLIQUE AQUI

MELHOR HORA PRA TREINAR – PERDER GORDURA

• Para perda de gordura há evidências de que experimentamos um maior “Afterburn” (EPOC), se treinarmos à noite, em torno de 18:00. Maior EPOC significa que o corpo queima mais calorias durante o período de recuperação. Entretanto, para o treinamento de resistência, os estudos mostram que a hora do dia não importa muito para o desempenho, mas é claro que as pessoas vão ter experiências distintas.

DICAS PARA EMAGRECER E MANTER-SE MAGRO

MELHOR HORA PRA TREINAR – MAIOR NÍVEL DE TESTOSTERONA

• Interessante sabermos que, para os homens, a testosterona é o mais alta na parte da manhã e diminui gradualmente ao longo do dia, o que indica que para a construção muscular, de manhã pode ser o melhor momento para treinar. Além disso, a resposta à formação de testosterona masculina parece ser maior na parte da manhã do que de uma formação mais tarde no dia.

• Você está interessar em usar a cafeína para compensar o decréscimo de performance durante o treinamento da manhã, mas isso fica para outro artigo.

Essas são apenas algumas das muitas variáveis que podemos pensar para programarmos nosso horário de treino, contudo a explanação de Charles nos dá algumas direções muito interessantes.

LEIA MAIS SOBRE A TESTOSTERONA – CLIQUE AQUI

Referência: Charles Poliquin

CRÉDITOS

Autor: Newton A. Siqueira Junior

Atuação: Professor Esp./ Consultor / Personal Trainer

Facebook: Newton Junior Personal

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião