A importância da planilha individualizada

Por Regys Louzada

Atualmente, com a maior facilidade em se utilizar os mais diversos meios de informação, conseguimos acessar vários modelos de planilhas de treinos para as mais distintas atividades físicas.

Entretanto, deve-se ter cuidado, pois nem sempre estamos preparados para realizar tal atividade na intensidade descrita na planilha.

No caso da corrida, devemos redobrar a atenção, pois normalmente as informações repassadas estão incompletas e, na maioria das vezes, são difíceis de interpretar.
No momento da prescrição do treino, o profissional de educação física tem como base uma série de fatores que o direciona a uma elaboração segura.

São os Princípios do Treinamento Desportivo. Dentre eles, para exemplificar o fato acima citado, destaca-se o princípio da Individualidade Biológica.

INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA

“Chama-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais entre si.” (TUBINO, 1984).

“O genótipo é o responsável pelo potencial do atleta. Isso inclui fatores como composição corporal, biótipo, altura máxima esperada, força máxima possível e percentual de fibras musculares dos diferentes tipos, dentre outros.

O fenótipo é responsável pelo potencial ou pela evolução das capacidades envolvidas no genótipo.

Neste se inclui tanto o desenvolvimento da capacidade de adaptação ao esforço e das habilidades esportivas como também a extensão da capacidade de aprendizagem do indivíduo.” (BENDA & GRECO, 2001).
Cada pessoa possui uma formação física e psicológica própria. Um conjunto de características genéticas que sofre influência de fatores externos.

O ser humano é resultado da fusão entre a sua carga genética (genótipo) e as características desenvolvidas após o contato com o meio ambiente (fenótipo).

Segundo Dantas (1985), “os potenciais são determinados geneticamente e as capacidades ou habilidades expressas são decorrentes do fenótipo.” O genótipo determina o potencial, a aptidão que a pessoa possui, enquanto o fenótipo caracteriza possíveis habilidades que podem ser adquiridas com o treinamento regular.

Sendo assim, cada pessoa reage ao mesmo estímulo de forma única e dificilmente um programa de treinos vai surtir o mesmo efeito em pessoas diferentes. No caso dos adolescentes, deve-se respeitar a fase de crescimento e desenvolvimento em que se encontram.

No momento da elaboração da planilha, o profissional leva em consideração todos os fatores já citados. Desta forma, pode-se prescrever o treino minimizando a margem de erro.

Também é de suma importância que o aluno dê o seu feedback dos treinos. Anote a duração do treino, horário, local, condições climáticas (temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento, etc.) e modelo de tênis utilizado.

Essas informações são essenciais para que o professor possa elaborar com propriedade os treinos futuros.

Até a próxima!

CRÉDITOS

Autor: Regys Louzada

Formação: Bacharel e Licenciado em Educação Física (UNIVERSO) Especialista em Treinamento Desportivo (UFRJ)

Atuação: Professor da Equipe Runners Rio (Assessoria Esportiva e Equipe de Corrida)

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião