FICHAS DE TREINO PRONTAS

Por Luiz Nunes

Algumas pessoas acabam procurando treinamentos milagrosos ou buscam fazer as mesmas rotinas de atletas já consagrados, por fim, o resultado disso não acaba sendo muito satisfatório, simplesmente pelo fato de que não existe uma sequência de exercícios ou algo parecido que possa dar grande resultado para todas as pessoas, caso fosse realmente fácil assim existiriam livros de treinamento parecidos com os de receitas de bolo, onde fazendo o que se pede se consegue o que se espera.

Quando se trata de treinamento existem inúmeras variáveis, desde alimentação, níveis hormonais, humor, preocupações e rotina diárias e principalmente predisposição genética, ou seja, cada pessoa deve receber o estímulo correto para aquele momento do dia, naquele período da periodização da sequência de treinamento, isso exige que o treinador tenha uma ótima percepção do seu cliente para conseguir causar o estímulo correto focado no objetivo de ambos.

Logicamente existem regras básicas que para uma prescrição de treinamento, regras que são importantes para garantir a segurança do treinamento e melhor desempenho.

Hoje em dia está muito comum o comércio de fichas de treino online, algumas até mesmo sendo repassadas sem haver uma mínima análise do cliente, infelizmente nesses casos o marketing criado sobre algum treinador ou treinamento faz com que pessoas aceitem pagar por prescrições que não trarão grande melhora em seus físicos.

EXISTE FICHA DE HIPERTROFIA E FICHA DE DEFINIÇÃO? CLIQUE AQUI

Na área da nutrição a prescrição de dietas sem a consulta presencial é ilegal, porém para os treinos de musculação onde o acompanhamento deveria ser ainda mais próximo ocorrem diversas vezes do “treinador” nem sequer conhecer o seu aluno.

Recentemente o ícone da musculação brasileira, Waldemar Guimarães, realizou uma breve postagem em sua página oficial no Facebook justamente citando o tema de fichas de treino:

“Diariamente recebo solicitação de treino via net, coisas como: monte para mim, uma ficha é quase diária, no entanto: Talvez seja melhor ter um programa de treino proposto ou prescrito via internet do que prescrição alguma, porém torna-se muito difícil prescrever algo sem a devida avaliação pessoal, afinal nossa atividade é eminentemente prática e altamente mutável, por mais que se tenham detalhes de uma avaliação cine antropométrica a prescrição ficaria prejudicada.

Há alguns anos sugeri um diário de treino ao invés de fichas estanques, afinal, cada treino é um treino porque somos seres biológicos e não máquinas, assim vários fatores podem intervir no seu treino diário.

O melhor: procure um ótimo treinador em sua região ou marque aulas particulares e pessoais com algum mais próximo de você e mantenha-se sempre informado.”

É importante ressaltar que ter uma base de exercícios, séries e repetições é importantíssimo para que o controle e organização do treinamento quando se trata de serviço prestado em academias convencionais, pois, devido ao grande número de clientes para cada professor são criadas fichas de treino padrão, porém não existe problema algum neste caso pois, em academias sérias é feito primeiramente uma avaliação física para cada cliente, onde o profissional irá identificar as necessidades e realizar alterações em ficha de treino se for o caso e agendar uma nova avaliação para troca de treino, além de poder conviver quase que diariamente com o seu cliente, diferentemente do que acontece quando é feito uma prescrição via internet.

Falar sobre o certo ou errado é algo muito relativo e causa divergência de opiniões principalmente quando se trata de treinamento.

O que foi passado neste artigo é somente uma forma de pensamento baseado na ética, conhecimento e experiências pessoais.

A internet traz um conhecimento infinito e que pode ser aproveitado de forma extraordinária, mas o feeling de um bom treinador ao seu lado com conhecimentos das áreas de anatomia, bioquímica, fisiologia, biomecânica humana e inúmeros outros fatores que irão contribuir para o seu resultado será sempre mais proveitoso do que qualquer “receita pronta de como ficar forte”.

EM QUANTO TEMPO DEVE-SE TROCAR DE FICHA? CLIQUE AQUI

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

CRÉDITOS

Autor: Luiz Nunes

Atuação: Coordenador Geral da Academia Twister, Árbitro da Federação Paranaense de Culturismo, Musculação e Fitness (IFBB PR)

Email: [email protected]

Deixe sua opinião