Dormir mal e seus malefícios

Nessa matéria vamos falar os malefícios de dormir mal para quem pratica musculação.

DORMIR MAL, ENGORDA?

Não há estudos que provem que o fato de dormir menos engorda diretamente. Mas indiretamente, nessas 3 horas a mais que você passa acordado quando deveria estar dormindo, a tendência é se alimentar, e de se alimentar mal (ninguém vai querer preparar um prato saudável as 3 da manhã, certo?

Além de se alimentar mal, você pode ficar indisposto no outro dia, ter preguiça de ir treinar, etc. Ou seja, dormir menos engorda sim, indiretamente.

A falta de sono pode desregular vários mecanismos em nosso corpo, dentre eles, nossos hormônios. Os que são mais afetados pela falta de sono são:

LEIA MAIS SOBRE A MELATONINA – O HORMÔNIO DO SONO

INSULINA

Não dormir o suficiente reduz a sensibilidade á insulina e a tolerância á glicose. Mesmo um pouco de sono perdido pode ter esse efeito, mas é facilmente resolvido assim que o sono é colocado em dia.

ANDRÓGENOS E TESTOSTERONA

Há vários estudos sobre a redução de testosterona relacionada á noites mal dormidas. Os resultados variam de 10 a 30% de redução em uma semana dormindo 3 horas a menos. Mas assim como a Insulina, esse nível se normaliza ao colocar o sono em dia.

DORMIR-BEM

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

 Nós sabemos que o GH é liberado durante o sono, mas ao dormir menos, o seu corpo compensa a secreção de GH durante o dia, felizmente.

LEIA MAIS SOBRE O GH – CLIQUE AQUI

CORTISOL

 É o cortisol que controla o ritmo do seu sono. Em pessoas saudáveis, ele é elevado de manhã (para te acordar) e reduzido á noite (para te dar sono). Não é um hormônio ruim, mas altos níveis de cortisol tem efeito catabólico no tecido muscular.

Noites mal dormidas desregulam o nível de cortisol, deixando-o elevado durante todo o dia. Ou seja, dormir mal tem efeito catabólico, além de outros sintomas do stress, como queda de cabelo, maior irritabilidade, falta de concentração, etc.

 LEIA MAIS SOBRE O CORTISOL – CLIQUE AQUI

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião