Aeróbicos atrapalham a hipertrofia?

Por Luiz Nunes

É comum encontrarmos pessoas que buscam hipertrofia e tem um grande receio de fazer exercícios aeróbicos pensando que isso possa atrapalhar o alcance de seus objetivos, seja pelo consumo de energia, ou seja, a quantidade de calorias gastas durante o exercício ou até mesmo com um medo de que isso possa acarretar em uma perca de massa magra.

Mas na verdade o que temos que levar em consideração em todos os casos são as formas de intensidade em que a aerobiose será aplicada, vários fatores podem influenciar em um resultado muito positivo.

HIPERTROFIA

Resumindo a hipertrofia:  Para o ganho de massa muscular, de forma básica podemos resumir que:

  • É necessário um estímulo correto para a musculatura (treinamento intenso)
  • Um tempo de repouso que seja suficiente  até a próxima sessão de treinamento (vária para cada pessoa e intensidade de treinamento)
  • E o principal de tudo, uma alimentação que tenha um aporte hipercalórico, fornecendo quantidades no mínimo suficientes de proteínas e carboidratos para o nosso corpo.

Seguindo estes passos básicos já se tem um ambiente propício para o ganho de massa muscular, logicamente existem inúmeros fatores que podem interferir no resultado final, mas quanto aos fatores mais específicos eu explico em um próximo artigo.

AERÓBICOS

O que acontece quando realizamos exercícios de aerobiose: Primeiramente devemos lembrar que o nosso corpo utiliza algumas formas de energia diferentes dependendo do tipo de esforço que praticamos, no caso da aerobiose utilizamos a glicose em conjunto com o oxigênio.

Ou seja, quando realizamos uma corrida de intensidade moderada a glicose é a nossa gasolina para fazermos o exercício. Isto logicamente acarreta em um gasto calórico momentaneamente  alto.

Quando relacionado a hipertrofia devemos ter em mente que o exercício aeróbico não entrará em conflito com os 3 passos básicos citados a cima.

Ou seja, não poderá ser um exercício tão “pesado” que cause um real esforço de uma musculatura já trabalhada na musculação (você não verá um fisiculturista correndo uma maratona), não deverá ser realizado se você já sente que o seu corpo está exausto da rotina de treinos, afinal vocês precisa de descanso, e o principal de tudo, como o exercício aeróbico tem um grande consumo energético (kcal) é necessário que a sua alimentação antes e após o exercício seja adequada para que não ocorra a falta de nutrientes, garantindo assim que toda a massa magra conquistada na academia fique intacta.

AERÓBICO E HIPERTROFIA

E quais os benefícios da aerobiose para a hipertrofia?

  • Primeiramente a aerobiose é um treinamento para o nosso querido coração, quando aumentamos de forma controlada a frequência cardíaca o coração vai se tornando mais eficiente até mesmo quando estamos em repouso, pois melhora a sua capacidade de bombeamento de sangue.
  • Ao finalizarmos um treinamento aeróbico moderado o corpo humano libera vários hormônios que causam uma sensação de bem estar, é como se fosse uma espécie de recompensa que recebemos por ter “treinado” o coração. Além disso o nosso metabolismo trabalha de forma mais rápida e eficiente, melhorando assim a queima de gordura e uma série de processos fisiológicos importantes.
  • Pelo fato do exercício aeróbico melhorar as funções do coração e metabolismo, temos uma melhor recuperação entre as séries e repetições no treinamento de musculação, podendo assim aumentar a intensidade do treino gerando melhores resultados.
  • Melhora na parte cardiorrespiratória, otimizamos a utilização do oxigênio, por este motivo respiramos melhor em repouso e também quando estamos sobre esforço.

Portanto você pode ficar despreocupado quanto aos exercícios aeróbicos, eles não irão derreter seus músculos, coloque-os na sua rotina de treinos com a ajuda de um profissional de educação física para adequar a quantidade e intensidade correta para você.

Lembre-se sempre de comer e suplementar-se corretamente, treine de forma intensa, com carga, execução e intervalos corretos, durma bem, afinal é no descanso que crescemos de verdade.

Obrigado pela leitura, bons treinos e aguardo os seus comentários.

CRÉDITOS

Luiz Nunes

Coordenador Geral da Academia Twister

Árbitro Federação Paranaense de Culturismo e Musculação e Fitness (IFBB PR)

Email: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/LuizEGNunes

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

A nossa revista não tem o objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, nutrólogo, personal trainer, educador físico, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.

É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado.

Deixe sua opinião